Fim de ano

Virada em Copacabana deve ter seis navios de cruzeiros e até 300 barcos

Virada em Copacabana deve ter seis navios de cruzeiros e até 300 barcos
Réveillon de Copacabana deve ter seis navios de cruzeiro e até 300 barcos | Júlio Guimarães/Riotur

A virada de ano em frente à praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, deve ter seis navios de cruzeiros e até 300 barcos de pequeno porte.

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro já autorizou os seis navios a fundear no local e divulgou a projeção sobre o movimento. Inclui barcos de esporte, turismo náutico e de transporte de passageiros.

Para todos os casos é preciso solicitar a inspeção para a Capitania dos Portos. Os barcos passam por inspeções até 30 de dezembro. 

“Essa inspeção envolverá a verificação de documentos, de itens de segurança, do cumprimento da lotação de cada embarcação”, explica o comandante Luciano Calixto. Ele é o capitão dos Portos do Rio de Janeiro

Segundo Calixto, no dia 31, antes de se aproximar de Copacabana, os condutores das embarcações vão passar por testes de bafômetro. “O condutor receberá uma pulseira de zero álcool e a embarcação para navegar”, disse.

A Capitania dos Portos também fará a inspeção das dez balsas responsáveis pela queima de fogos, que durará 12 minutos, a partir da meia-noite.

As balsas ficarão mais próximas da praia, depois delas ficam rebocadores e barcos de apoio e, então, as embarcações da Marinha. Mais adiante, ficarão os barcos menores e, mais distantes da praia, os seis navios de cruzeiros.