
Vera Cruz - As prefeituras de Vera Cruz e Pompéia emitiram comunicados em que confirmam mortes por dengue na região de Marília.
A mensagem de Vera Cruz confirma relatório do Estado que o Giro Marília divulgou no domingo com três óbitos e relata um óbito em investigação.
Segundo o comunicado, são três homens, um com idade entre 70 e 79 anos e dois com 80 anos ou mais. A mensagem não inclui detalhes sobre datas dos óbitos ou processo de atendimento.
Já o Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia informa primeiro óbito por dengue registrado no município em 2025.
Paciente do sexo feminino, idosa, com a data de óbito em 07/03/2025, possuía as seguintes
comorbidades: insuficiência renal, hipercalemia (hiperpotassemia), hipertensão arterial
sistêmica.
O resultado do exame RT-PCR, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, foi liberado confirmando
o óbito positivo por dengue.
Situação da Dengue em Vera Cruz
O balanço de Vera Cruz mostra ainda que a cidade tem são 445 casos positivos da doença na cidade, dos quais 421 de dengue clássica, 18 com sinais de alarme e seis casos graves. O número total de notificações é de 979.

A Vigilância Epidemiológica também confirmou que o sorotipo DENV-2 está presente nos casos analisados por isolamento viral.
“Diante do avanço da doença e da gravidade dos casos, a Administração Municipal reforça o alerta à população para que intensifique os cuidados preventivos.”
Medidas de Prevenção e Combate
O relatório informa que a cidade promoveu dois mutirões de limpeza para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Um Polo de Hidratação atende casos com suspeitas de dengue e já recebeu pelo menos mil pacientes com sintomas.
“Outras medidas incluem a nebulização de residências, comércios e escolas, bem como o uso de fumacê em toda a cidade.”