Treinar bike, musculação e ate lutas dentro da água, um dos novos caminhos na onde de evolução da hidroginástica, deu novo status às aulas e exige cada vez mais qualificação para quem está do lado de fora, os instrutores. É nesta onda que a personal trainer Ana Melo, sucesso nas academias e em eventos de moda e publicidade, navega para turbinar a carreira.
Responsável por um novo público pra a modalidade em uma academia de Garça, Ana Melo está em fase de turbinar a carreira com cursos, especializações e bacharelado, que vai permitir levar para sala de aula em faculdades o que ela aprende praticando.
E se você acha que a moça esbanja saúde ainda não viu como ela cuida da organização. Um nível de exigência que pode ser entendido em uma de suas orientações básicas: não converse durante o treino.
Aos 33 aos, Ana, com 1,70m e 66kg, dá aulas de hidroginástica, orienta musculação, treinos em diferentes níveis, atua como personal, cuida do próprio treino, estuda e ainda controla um rigoroso plano de educação alimentar que exige refeições com intervalos de três horas e marmitas na bagagem para garantir qualidade.
Ana Melo atendeu o Giro Marília durante uma dessas aulas na academia Work Body, em Garça, próximo ao lago. Veja mais sobre a modalidade:
GIRO MARÍLIA – A hidroginástica sempre foi vista como atividade para lesionados ou praticantes com mais idade. Ela vai além disso?
ANA MELO – Sim. Por ser uma atividade aeróbica ela ajuda no condicionamento, especialmente nas condições respiratória e cardiovascular. A prática da hidroginástica estabelece uma relação com vida saudável, resultando em melhorias fisiológicas, psicológicas e físicas.
GIRO MARÍLIA – O público mais jovem ou que buscam treinos mais fortes já descobriram esta evolução?
ANA MELO – Com certeza. Apesar de ser apreciada por idosos e gestantes, jovens também participam com modalidades diferentes na água em atividades adaptadas como treinos de bike, corrida e luta
GIRO MARÍLIA – Há restrições para a prática?
ANA MELO – Primeiro procurar um médico para avaliação antes d começar qualquer atividade física. A hidro também tem restrições para pessoas com doenças cardíacas. O mais adequado em qualquer caso é iniciar com intensidade leve e aumentar gradativamente conforme esteja condicionado. E treinar de três a cinco vezes por semana.
GIRO MARÍLIA – E as dicas básicas para quem vai treinar?
ANA MELO – Saiba o que você tem que ingerir antes e depois do treino, procure um nutricionista esportivo. Durma bem, procure não ingerir álcool, não fume . E treine sem conversar.