A Anvisa divulgou as propostas de novas imagens de advertência sanitária para embalagens de derivados do tabaco e expositores produto em pontos de venda. Algumas das imagens podem ser fortes para público sensível.
A campanha sugere duas abordagens: imagens mais chocantes e graves nas embalagens, que ficam com os consumidores e apelo de saúde e proteção nos pontos de venda.
Assim, caso a proposta siga para produção, as embalagens dos cigarros podem conter imagens diretas de potenciais tipos de lesões e até morte pelo consumo de tabaco.
Já nos postos de venda o público vai lembrar os efeitos em fumantes passivos, como crianças, da falta de ar e custo financeiros.
As propostas vão estar oficialmente em audiência pública na próxima sexta-feira (18).
Efetivas
Em comunicado, a Anvisa avaliou as advertências sanitárias em questão como uma das campanhas de comunicação em saúde mais efetivas o Brasil. A estratégia é atualizar o layout e a distribuição dos elementos nas embalagens.
“Para chegar até a proposta atual, a Anvisa realizou um estudo de avaliação das atuais advertências e criou um grupo técnico composto por especialistas”, diz a agência.
Ainda de acordo com a Anvisa, as advertências precisam de atualização recorrente para garantir a manutenção da eficácia na comunicação.
O objetivo das campanhas é passar de forma direta ao publico os principais danos à saúde que o tabaco pode provocar.
A audiência pública deve acontecer das 9h às 13h, no auditório da agência, em Brasília. O encontro permite participação pública e não é necessário fazer inscrição. O número de participantes, entretanto, tem limite de 240 vagas, capacidade máxima do local.
O acesso acontecerá por ordem de chegada. A recomendação é que os interessados cheguem ao local com antecedência.
*com informações da Agência Brasil