Saúde

Após recorde de mortes, FAB diz que pandemia está em "situação de queda"

Após recorde de mortes, FAB diz que pandemia está em "situação de queda"


source

Na semana em que o Brasil bate recordes do número de mortos da Covid-19, chegando a contabilizar 2.349 óbitos em 24 horas, o comando da Aeronáutica enviou um boletim para integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB) em que afirma que, na realidade, os óbitos estariam caindo.

“Segundo a OPAS/OMS (Organização Panamericana de Saúde), a situação da pandemia no Brasil mostra estabilização”, afirma o boletim ao qual a coluna teve acesso. Em seguida, o documento relata que “as curvas de diagnósticos e óbitos registram diminuição, demonstrando a saída do platô para situação de queda”.

O comunicado, publicado nesta quarta-feira (11) e que integra o Plano de Contingência do Comando da Aeronáutica para a Covid-19, informa que “diversos planos de retomada da normalidade e medidas de flexibilização estão sendo adotados nas diversas regiões do país”.

O Brasil vive hoje o pior momento desde que a pandemia da Covid-19 começou, um ano atrás, com 19 estados e o Distrito Federal com ocupação de UTIs igual ou superior a 80% e várias cidades com a rede de saúde em colapso. O documento, no entanto, vai além e atesta que “a situação atual se mostra favorável para o restabelecimento de atividades cotidianas”.

Alguns integrantes da FAB que receberam o boletim na manhã de ontem se mostraram indignados com o conteúdo do documento, que não reflete a situação atual do Brasil, que contabiliza 273.124 mortes desde o início da pandemia.

Procurada pela coluna, a FAB informou, quase três horas depois, que o Plano de Contingência do Comando da Aeronáutica “foi divulgado equivocadamente, com informações desatualizadas e será republicado em breve com as correções pertinentes”.

Integrantes da FAB disseram à coluna que, até a noite de ontem, não tinham sido comunicados sobre o erro. O documento foi veiculado na manhã de quarta-feira.

Fonte: IG SAÚDE