Saúde

Assis vai vestir amarelo em campanha contra suicídio

Assis vai vestir amarelo em campanha contra suicídio

Uma campanha de prevenção ao suicídio vai colocar colorir de amarelo roupas, prédios e carros de Assis no próximo dia 30, quarta-feira, em iniciativa da ema (Fundação Educacional do Município de Assis) e da Secretaria de Saúde daquela cidade.

O objetivo é fazer com que as pessoas saiam de casa com camisetas amarelas e amarrem fitas, bandeiras ou balões amaraelos nas janelas, veículos, escritórios para divulgar a campanha de valorização da vida, que foi batizada como Setembro Amarelo.

A medida segue campanha definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para promover ações para mostrar como é possível prevenir o Suicídio, considerado como um grave problema de Saúde Pública.

“No Mundo, por ano, cerca de 800 mil pessoas se suicidam, o que corresponde a uma triste realidade de uma morte a cada 40 segundos, sendo que 90% dos casos poderiam ter sido evitados”, indica o material de divulgação da campanha.

Segundo os dados a OMS, em cada suicídio, seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas. O problema já é apontado como a segunda causa de morte mais comum entre pessoas de 15 a 29 anos.

Além da campanha nas ruas, o programa inclui pesquisa e debates na Faculdade, com um dia de atividades antes da ação nas ruas, na terça, dia 29.

Confira a programação de palestras:

Evento: Setembro Amarelo.

29/09/2015 – 8.30h – Anfiteatro da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA.
Público alvo: Profissionais da SMS e da Rede de Apoio Intersetorial, bem como, alunos do curso de Enfermagem, Direito e Publicidade e Propaganda da FEMA.
“Prevenção ao Suicídio – um ato de Promover Vidas!”
Mariana Carolina Vastag Ribeiro de Oliveira
Professora Titular de Enfermagem Psiquiátrica da FEMA
Mestranda em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP
Member of Vocational Training Team Alzheimer’s Disease Rotary International

Tema: “Conversando sobre o suicídio”
Dr. Carlos Eduardo Poletine
Médico – Psiquiatra.

Tema: “Potencias da Rede de Atenção Psicossocial na prevenção do suicídio”
Dra. Andréia Sanches Garcia
Doutora em Psicologia-Unesp
Docente em Psicologia Unesp e Unip
Psicóloga da Atenção Básica em Assis