A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) faz nesta segunda-feira um ato público de conscientização sobre a importância da doação de órgãos em frente à sede da faculdade, na rua Monte Carmelo.
A manifestação integra campanha para marcar o Setembro Verde, em alusão ao mês da Doação de Órgãos e Tecidos e ampliar divulgação de informação para que famílias de pacientes com mote encefálica – quando o cérebro deixa de funcionar mas o corpo ´mantido vivo po aparelhos – façam doação de órgãos..
No Estado de São Paulo, a captação é coordenada pelas OPOs (Organizações de Procura de Órgãos). São dez unidades em todo o estado, sendo quatro na Capital e seis no interior. Marília conta com uma destas unidades, com área de abrangência em 131 municípios e sede no HC (Hospital das Clínicas) do Complexo Famema.
A enfermeira responsável pela OPO da Famema, Débora Gutierrez, relata que as ações de conscientização são fundamentais para a captação. Em 2015, a unidade já registrou 36 doadores de múltiplos órgãos. No ano passado, até o mesmo período do ano, foram apenas nove.
O aumento no número de doações é reflexo da conscientização familiar e do resultado dos treinamentos desenvolvidos pela OPO da Famema às equipes multiprofissionais nos hospitais da sua área de abrangência.
Em cada hospital, a CITH (Comissão Intra Hospitalar de Transplante) mantém profissionais qualificados para atender e recepcionar não só o potencial doador, mas também para o acolhimento familiar.
Atualmente, o sistema de captação de órgãos está todo interligado, apresentando melhor logística, maior agilidade nas informações e mais eficácia na tomada de decisões das equipes.