Saúde

Banco de leite atende 29 bebês em hospitais da cidade

Equipe do Banco de Leite apresenta trabalho em visita de secretária
Equipe do Banco de Leite apresenta trabalho em visita de secretária

Um balanço de atividades divulgado pelo Banco de Leite de Marília nesta quarta-feira mostra que a cidade começou a semana com 29 crianças internadas atendidas com alimentação fornecida pelo serviço, que coleta leite de doadoras.

São recém-nascidos e bebês com mais de 29 dias (fim da primeira fase de amamentação) que dependem do suporte para desenvolvimento, formação de sistema imunológico e alimentação adequada no início de vida.

O material é recebido no Materno Infantil (Famema), Universitário (Unimar), Maternidade e Gota de Leite e Santa Casa. As instituições recebem pacientes da cidade e da região.

Em 2016 o banco coletou 942 litros de leite humano, graças a iniciativa de 501 doadoras. O alimento permitiu o atendimento a 546 bebês internados ao longo do ano.

O balanço foi divulgado a partir de uma visita da secretária de Saúde, Kátia Ferraz Santana, e da primeira-dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Regina Alonso. Além do atendimento a bebês, o banco é referência em iunformação e atenção às mães com dificuldades ou dúvidas para amamentar.

Mulheres que amamentam e observam a possibilidade da doação podem entrar em contato pelo telefone 3413-8696. A equipe do Banco de Leite vai até a residência, dá instruções para a ordenha, condições de conservação e outras informações. O leite passa a ser recolhido semanalmente em casa.

O material coletado é examinado, classificado e pasteurizado, para a segurança dos bebês que serão atendidos. O número ideal de doadoras, conforme a demanda atual, é de 100 mulheres, mas atualmente o serviço tem recebido a colaboração de 17 voluntárias.

Além das moradoras de Marília e distritos, puérperas e nutrizes (após oito semanas do parto) também podem contribuir na região.

Postos de coleta estão instalados nos municípios de Garça, Pompéia (Indústria Jacto), Adamantina, Pacaembu, Lucélia, Ocauçu, Alvinlândia, Oriente, Quintana, Lupércio, Gália e Vera Cruz. 

O Ambulatório de Aleitamento atende ainda mulheres com dificuldades na amamentação, provocadas por engorgitamento mamário (popularmente conhecido como peito empedrado), fissuras no seio (rachaduras), mastite, abcesso mamário, entre outras causas.

O Banco de Leite está instalado na rua XV de Novembro, 50, com atendimento ao público das 07h30 às 13h30. O telefone é o 3413-8696.