Saúde

Brasil teve mais de 600 mil casos de hepatite em dez anos, aponta Saúde

Brasil teve mais de 600 mil casos de hepatite em dez anos, aponta Saúde


source
Boletim epidemiológico 2020
Reprodução/Youtube/TV BrasilGov
Boletim epidemiológico 2020



Nesta terça-feira (28), Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais , o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da secretaria de Vigilância em Saúde para publicar o  boletim epidemiológico deste ano. O documento do Ministério da Saúde, além de apresentar o cenário epidemiológico das hepatites virais , ainda tem como objetivo propor ações e orientar sobre a doença no Brasil.

Na última década foram foram notificados 673.389 casos de hepatites virais diversas no Brasil, a do tipo C é a forma mais comum e corresponde a 37,6% de todos os casos, com grande concentração na Região Sudeste.

No mesmo período, o único grupo que apresentou aumento nas taxas de detecção de hepatite tipo B encontra-se na faixa dos 60 anos. Em coletiva de imprensa, Arnaldo Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, informou que Departamento acredita que esses dados devem-se ao programa de vacinação , que hoje inicia-se muito mais cedo na vida do cidadão.

O Brasil é signatário do Plano Estratégico Global das Hepatites Virais para eliminação até 2030, por isso, as ações de combate a doença fazem parte da lista de prioridades do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

“Essa meta será alcançada com o esforço contínuo dos nossos profissionais da atenção básica e da atenção especializada, com a nossa cobertura vacinal, com a nossa disponibilização dos tratamentos adequados”, declarou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Veja o lançamento do boletim:


ESTRATÉGIA DE ELIMINAÇÃO DAS HEPATITES

A iniciativa “Estratégia Global para Eliminação das Hepatites Virais como Problema de Saúde Pública”, criada pela OMS, conta com 194 países membros que se comprometeram a reduzir em 90% as novas infecções por hepatite e em 65% as mortes entre 2016 e 2030.

HEPATITE

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as hepatites virais causam cerca de 1,7 milhão de mortes no mundo a cada ano, sendo o 2º maior grupo de doenças infecciosas letais do mundo. O vírus é caracterizado por atingir o fígado, gerando inflamações.

Existem cinco tipos de infecções por hepatites virais: A, B, C, D e E. Mais de 95% das mortes são causadas pelas infecções crônicas por hepatite B e C, enquanto as hepatites A e E raramente causam doenças fatais. A hepatite D é uma infecção adicional que ocorre em pessoas que vivem com hepatite B.

Fonte: IG SAÚDE