Saúde

Caminhada neste sábado abre programa Outubro Rosa contra câncer em Marília

Caminhada neste sábado abre programa Outubro Rosa contra câncer em Marília

Pelo menos 18 instituições e empresas, com a previsão de mil participantes, devem estar nas ruas de Marília neste sábado para a Caminhada do Movimento Ourutbro Rosa, que abre na cidade a programação do mês especial de incentivo ao controle do câncer de mama.

A caminhada começa às 9h na rua 9 de Julho, ao lado do Terminal Urbano, e deve percorrer Um quilômetro incluindo trechos da rua São Luiz, com encerramento no Espaço Cultural.

O objetivo é chamar a atenção para a importância da informação, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. A caminhada é organizada pela Prefeitura Municipal de Marília, por meio das secretarias da Saúde, Direitos Humanos e Assistência Social.

Entidades, clubes de serviço, instituições de ensino, igrejas, associações, grupos de voluntariado, empresas e órgãos públicos confirmaram apoio e participação.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, disse esperar novas iniciativas na cidade, como decoração e iluminação de espaços na cor rosa e as atividades de livre iniciativa, ao longo do mês de outubro.

Para participar da caminhada, basta comparecer, preferencialmente, com alguma camiseta ou adereço nas cores rosa ou branco. Haverá distribuição do laço símbolo da campanha. A proposta é uma manhã festiva, com música, animação e muita informação sobre o combate ao câncer de mama.

A comerciante Madalena Colombo Abdo, 56,  recebeu o diagnóstico em 2014. Encarou o tratamento com determinação. Hoje integra a Associação Amigos do COM e deve acompanhar e incentivar participação na caminhada.

A servidora Sônia Custódio, coordenadora do Nuac (Núcleo de Apoio à Comunidade) da Famema – Faculdade de Medicina de Marília, destaca que cabe ao Poder Público a tarefa de organizar não apenas a rede de atenção, mas apoiar os movimentos que lutam pela causa.

“É importante que o município assuma esse papel, como um facilitador para que os serviços relacionados à prevenção e tratamento do câncer de mama sejam divulgados, promovidos e possam ajudar ainda mais a população. A caminhada conta com o apoio do Complexo Famema. Vamos levar o tema para as ruas e também para suas atividades internas”, disse Sônia.

A fisioterapeuta Maria Izabel Travitzky, da Santa Casa de Marília, destaca a união em torno da causa. “Com as organizações trabalhando juntas, a prevenção será muito mais divulgada”, afirmou. A mesma avaliação faz o comerciante e rotariano Odair José Vieira, corretor de imóveis e associado do Rotary Club de Marília de Dirceu. “Vamos participar porque é uma causa nobre. Quem não conhece alguém que teve essa doença?”, questiona.