Saúde

Campanha nacional usa futebol para atrair doadores de sangue em Marília

Locutor Milton Leite gravou vídeo convocando doadores em Marília – Reprodução
Locutor Milton Leite gravou vídeo convocando doadores em Marília – Reprodução

Sangue Corintiano, uma campanha lançada para mobilizar os milhões de torcedores do Corinthians criou uma grande mobilização nacional para incentivar doação de sangue e chega a Marília após diferentes edições em grandes centros.

A assistente técnica da Secretaria da Cultura Denise Campos, uma das organizadoras e entusiastas da campanha na cidade, disse que a mobilização visa “deixar o hemocentro em uma situação mais confortável” e espera amigos e torcedores de todos os times.

O discurso de integração dos torcedores tem mais defensores. “A rivalidade fica dentro de campo, fora deles jogamos no mesmo time”, diz Jéssica Sales, coordenadora geral da campanha. Palmeirense, o diretor geral do Complexo Famema, o médico Paulo Michelone, também gravou mensagem convidando torcedores de todos os times a participar.

A divulgação já ganhou manifestações de diferentes torcedores em vídeos e mensagens nas redes sociais. Um deles é o locutor esportivo Milton Leite, que também divulgou imagem com uma “convocação” aos corintianos. 

A coleta será neste sábado, dia 30, das 1h às 13h no Hemocentro. O roteiro começou dia 9 de abril, com doações em São Paulo, e durante todo o mês atingiu outras cidades. Antes de Marilia a campanha passa por Belém do Pará e Indaiatuba e ainda vai a Santa Bárbara do Oeste, já em maio.

Para doar os candidatos não podem estar em jejum, devem ter feito um repouso de no mínimo 6 horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação e evitar fumar 2 horas antes e depois da doação. Também devem evitar a ingestão de alimentos gordurosos antes da doação, apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

O doador deve ter entre 16 e 69 anos de idade e menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelo responsável legal e os maiores de 60 anos não poderão realizar a primeira doação. É preciso pesar mais de 50 quilos.

Serviço
Sangue Corintiano, campanha nacional de doação de sangue
Dia 30 de abril, sábado, das 7h às 13h
Hemocentro de Marília – Rua Lourival Freire, 240
Informações – 3402-1850