Campanha promovida pela Secretaria Municipal da Saúde oferece até o dia 1º de dezembro nos postos de saúde e unidades basicas testes rápidos de identificação do vírus HIV e pacientes com Aids. A data final celebra o Dia Mundial de Prevenção à Aids.
O teste realmente é ágil e em menos de 15 minutos se obtém o resultado. O exame é realizado através de uma punção no dedo. Tudo acontece em sigilo.
“Em caso de qualquer alteração, os pacientes receberão as orientações necessárias”, explicou Amanda de Souza Neves, enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Chico Mendes.
A campanha Fique Sabendo acontece na rede de atenção básica de Marília e tem como objetivo facilitar o acesso ao teste rápido de HIV/Aids, ao mesmo tempo em que mobiliza e conscientiza a população sobre a importância de realizar o exame para constatar sua condição sorológica.
Interessados em fazer os testes deverão levar um documento com foto (quem possuir o Cartão Nacional do Sul também precisa apresentar). O público-alvo são pessoas sexualmente ativas e que nunca fizeram o teste.
A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, doença causada por um vírus chamado HIV. O vírus ataca as células responsáveis pelas defesas do organismo e aumenta a chance do aparecimento de doenças oportunistas, como alguns tumores e as infecções.
“Quanto mais cedo uma pessoa descobrir que tem o vírus, maiores são as possibilidades de êxito no tratamento. A Aids não tem cura, mas tem tratamento. Quem não sabe que está com a doença pode estar transmitindo o vírus de modo involuntário”, ressaltou Amanda Neves.
Em caso de positivo no teste rápido, os pacientes serão direcionados para a rede especializada.
Em Marília, a rede especializada é formada pelo Serviço de Assistência Especializado, o SAE, e pelo ambulatório Mário Covas – setor de moléstias infecciosas. Além de HIV/Aids, a campanha Fique Sabendo na rede municipal de saúde realiza testes para hepatite.