O cancelamento de cirurgias e a queda nos estoques de sangue do Hemocentro em função da epidemia de dengue na cidade colocaram o Fundo Social de Solidariedade na campanha por atração de doadores de sangue. Durante a próxima semana, o Fundo vai incentivar voluntários e fazer doação e levar um amigo.
“Acompanhamos pela imprensa a situação crítica enfrentada pelo Hemocentro da nossa cidade, falta tão grave que já comprometeu a realização de inúmeras cirurgias. O Hemocentro é um órgão sério, competente e merece nosso total apoio, será uma campanha simples, porém importante e que poderá salvar vidas”, disse a presidente do Fundo, Sílvia Acetose Nascimento.
Para divulgar a campanha, as voluntárias farão um panfletaço no próximo sábado, em dois pontos de grande movimento do comércio local: a Rua 9 de Julho, na praça em frente a Galeria Atenas e no cruzamento da Ruas 9 de Julho e São Luiz. Para doar sangue a pessoa precisa estar bem de saúde, ter acima de 50 quilos e não fazer uso de nenhum tipo de medicamento. Doadores devem levar documentos.
O doador pode ter entre 16 a 67 anos, desde que menores estejam acompanhados por responsável legal. Acima de 60 anos não pode fazer doação pela primeira vez.
“Doar sangue é seguro, todo material utilizado na coleta do sangue é estéril e descartável. Ao doar, a pessoa é orientada e acompanhada pelos profissionais do Hemocentro, que são extremamente capacitados. Convido toda a população a colaborar com a campanha do Fundo Social de Solidariedade”, concluiu Sílvia.
A doação de sangue pode ser realizada de segunda à sexta-feira, das 7 horas às 18 horas e aos sábados, das 7 horas às 12 horas. O Hemocentro está localizado na Rua Lourival Freire, 240, Bairro Fragata.