Saúde

Cientistas da UFB descobrem teste que reduz diagnóstico do coronavírus

Cientistas da UFB descobrem teste que reduz diagnóstico do coronavírus
source

Pesquisadores da UFBA, Universidade Federal da Bahia, descobriram um teste mais rápido para identificar o coronavírus e as 48 horas de espera foram reduzidas em apenas 3 com o uso de um equipamento chamado Real-Time.

Leia também: 28 casos suspeitos de coronavírus foram descartados no Brasil

Coronavirus

shutterstock
Teste deixa diagnóstico mais rápido

“Estamos felizes com o resultado, torna tudo mais rápido”, comemorou o virologista Gúbio Soares, coordenador do grupo de pesquisa. O equipamento custa 150 mil reais e foi importado dos Estados Unidos. Ele é capaz de verificar se o material genético, RNA, da secreção respiratória contém o gene do coronavírus .

Até agora não teve nenhum caso no Brasil, mas o virologista contou que substâncias formadas por materiais que compõe o código genético foram preparados para reconhecer regiões genéticas do vírus. Se o resultado ter positivo, é possível visualizar pelo equipamento uma aparência ondulada nas amostrar e os pesquisadores acompanham todo o processo em tempo real.

Leia também: Coronavírus: risco de chegada ao Brasil é ‘baixo’, diz Ministério da Saúde

As amostras são colocadas dentro dos equipamentos em microtubos de 200 microlitros e a previsão é de que consiga analisar, mensalmente, mais de 90 amostras. “Evitamos colocar muitos tubos porque é material biológico, para que as amostras não sejam contaminadas umas com as outras”, explicou.

Fonte: IG SAÚDE