Saúde

Clínica de Marília recebe vacina contra dengue nesta quarta

Infectologista Luciana Sgarbi, da clínica ProVacinas, explica vantagens da vacinação
Infectologista Luciana Sgarbi, da clínica ProVacinas, explica vantagens da vacinação

A vacina contra dengue chega nesta quarta a Marília indicada a um amplo grupo de pessoas em diferentes idades e a infectologista Luciana Sgarbi, especialista da área no Complexo Famema e responsável pela clínica ProVacinas, aponta momento adequado para garantir proteção antes da maior incidência de casos e circulação do vírus.

A vacina estará disponível apenas na rede particular e não há previsão de chegada à rede pública. Luciana Sgarbi, que há 20 anos dirige a ProVacinas na cidade, explica que a vacinação será disponibilizada com agendamento.

Segundo a especialista, até 66% dos vacinados ficam livres da doença e mesmo nos casos em que a dengue se manifesta, a vacina mostrou eficácia, com redução drástica de até 93% nos casos mais graves, que podem levar à internação.

Podem ser vacinadas crianças a partir de 9 anos e adultos até os 45. Mas mesmo o público não incluído nesta faixa ganha uma proteção indireta na casa. Além de reduzir drasticamente o público que pode ser transmissor da doença, a vacina implica em redução do volume de vírus em circulação.

O modelo de agendamento é especialmente indicado para vacinação em grupo, seja com pessoas da mesma família, amigos ou vizinhos e programação por empresas, escolas e outros.

A segunda e terceira doses serão aplicadas em prazos de seis meses, ou seja, a imunização completa se dá com um ano. Por isso, o momento é adequado: os vacinados agora chegam com um alto nível de proteção nos períodos de maior incidência da doença.

A especialista destaca que a vacinação na clínica oferece ambiente controlado para as doses, com disposição adequada das vacinas, além de um nível completo de documentação e controle de lotes.

“A vacinação é rápida, mas além de aplicar a vacina nós fazemos uma orientação, acompanhamento mesmo após a vacina. Nas primeiras 72 horas após aplicação pode haver reação que depende de cada pessoa e a clínica oferece toda informação e monitoramento”, explica.

O agendamento na ProVacinas pode ser feito pelos telefones3433-0268, 3422-2423 e até pelo WhatsApp pelo número (14) 98135-4871. Mais informações na ProVacinas, avenida das Esmeraldas, 2899, ou na página da Clínica no Facebook.