Saúde

Com falta de insumos, pacientes são amarrados para serem intubados, diz médico

Com falta de insumos, pacientes são amarrados para serem intubados, diz médico


source

Com hospitais superlotados devido ao alto número de pacientes com Covid-19 , hospitais de Goiás têm sofrido também com falta de insumos básicos como oxigênio, adrenalina, relaxante muscular e outros, segundo o presidente da Associação de Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás (Ahpaceg), Haikal Helou.

“Tem pacientes sendo entubados com pessoas segurando, amarrando . É uma coisa que você não esperava ver no século XXI”, explicou o médico à TV Anhanguera.

Segundo ele, as unidades de saúde também sofrem com falta de cateteres, luvas e seringas . “”A falta de tudo isso torna o trabalho muito difícil, se não impraticável. A falta de relaxante muscular e de oxigênio tocam um alarme no mais alto grau”, completou.

Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) disse que “não há registros de falta de medicamentos para intubação e insumos nos hospitais públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde sob gestão estadual”.

A pasta também afirmou que a quantidade de oxigênio é frequentemente monitorada e “até este momento, não há nenhum indicativo de falta do insumo na rede estadual goiana”. “Empresas fornecedoras relataram que, para o Estado de Goiás, mesmo que todos os leitos estejam sendo utilizados, não há sinalização da falta do gás”, completa o comunicado.


Fonte: IG SAÚDE