Saúde

Com recorde em SC, taxa de ocupação de leitos segue alta na região Sul do país

Com recorde em SC, taxa de ocupação de leitos segue alta na região Sul do país


source
Leito
Marcelo Casal/EBC
Taxa de ocupação dos leitos públicos segue alta em diversos estados do país

Assim como a maioria das regiões do país, os estados do Sul do Brasil seguem tendo dificuldades para frear a pandemia da Covid-19 . Prova disso é o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS), que aproximam alguns hospitais do ponto de colapso.

Segundo informações divulgadas no boletim sobre o novo coronavírus (Sars-Cov-2) nesta última segunda-feira (20), o estado de Santa Catarina bateu recorde desde o início da pandemia: dos 1.376 leitos públicos de UTI, 1.042 estão ocupados, o que representa uma taxa de 75,7%.

Entre as regiões que mais preocupam as autoridades de Saúde , estão o sul do estado, que tem mais de 88% de taxa de ocupação, o Vale do Itajaí, que atinge quase 82%, e a zona da Grande Florianópolis, com 76,3%. De acordo com o boletim, Santa Catarina soma 54,4 mil casos confirmados e 694 mortes.

Já no Paraná , a preocupação fica por conta da capital Curitiba. Lá, a taxa de ocupação dos leitos se mantém igual ou maior do que 90% há alguns dias, o que coloca os hospitais, como Hospital das Clínicas (HC) e o Erasto Gaertner, perto do ponto de colapso. Em todo o estado, a ocupação fica em 67,5%.

Em entrevista para a RPC, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, afirmou que a expectativa é de que os números comecem a baixar em Curitiba a partir do dia 04 de agosto. Porém, ressaltou a importância da ajuda da população para que haja a quebra da “cadeia de trasmissão”.

Até o momento, o estado é o mais atingido pela doença na região. Segundo a divulgação de dados feita pelo Ministério da Saúde, o Paraná soma 55.909 infecções, cerca de mil a mais do que Santa Catarina e quase nove mil a mais do que o Rio Grande do Sul, além de 1.357 óbitos.

Por fim, o Rio Grande do Sul também divulgou informações sobre o número de pacientes que estão atualmente nos leitos de UTI dos hospitais do estado. A taxa atual é de 78%, sendo que 45% representam casos confirmados do novo coronavírus ou com suspeita de síndrome respiratória aguda grave.

Além deste, outro dado relevante do último boletim epidemiológico aponta que a Covid-19 já chegou a 445 dos 497 municípios gaúchos, o que representa 89,5% do total. Até o momento, o estado soma 47.449 casos confirmados e 1.285 mortes.

Fonte: IG SAÚDE