Saúde

Com vacinação em risco, Ministério da Saúde promete enviar 10,2 milhões de doses

Com vacinação em risco, Ministério da Saúde promete enviar 10,2 milhões de doses


source

Em meio ao desabastecimento de imunizantes contra a Covid-19, que levou à suspensão dos calendários de vacinação de várias cidades e capitais do país, o Ministério da Saúde informou, neste domingo, que serão enviados aos estados e ao Distrito Federal, ainda nesta semana, 10,2 milhões de doses vacinas. A pasta, porém, não soube responder o dia exato das remessas, nem as quantidades a serem distribuídas por unidade da federação.

Até o fim da semana passada, cinco capitais haviam suspendido a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, por falta de doses, segundo o G1. Rio de Janeiro, Belém, Salvador, Campo Grande e João Pessoa informaram que iriam aplicar apenas a segunda dose do imunizante. Já Florianópolis atenderia, com a primeira dose, gestantes e puérperas.

Em resposta ao GLOBO, o Ministério da Saúde explicou que o público alvo dessa distribuição e a quantidade de doses a ser encaminhada a cada estado dependem de uma reunião tripartite, formada por integrantes da União e dos governos estaduais e municipais. O órgão não informou quando haverá essa discussão, mas esclareceu que o envio das vacinas é feito até 48 horas depois de a estratégia ser definida na reunião.

Segundo destacou o ministério, a responsabilidade de levar os imunizantes aos municípios é dos estados, e não do governo federal. Embora gozem de autonomia, o órgão recomenda que os governos estaduais e as prefeituras sigam a estratégia de imunização estabelecida na reunião.

Na semana passada, o Ministério da Saúde encaminhou aos estados 8,7 milhões de doses de vacinas. Ao todo, mais de 164,4 milhões de doses já foram enviadas para imunização da população brasileira em todo o país.

Dados obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde mostram que 44,61% da população brasileira haviam recebido a primeira dose, na última sexta-feira. Outros 17,49% foram totalmente imunizados com as duas doses, ou dose única. O total de doses aplicadas foi de 131.504.294.

Fonte: IG SAÚDE