Saúde

Corrida e Caminhada inclusivas agitam Esmeraldas em Marília

Corrida e Caminhada inclusivas agitam Esmeraldas em Marília

A segunda edição da Corrida Inclusiva e a 4ª Caminhada Inclusiva de Marília levaram dezenas de pessoas para a avenida das Esmeraldas em Marília neste domingo com prtoposta de incentivo aos cuidados com a saúde e inclusão social.

O evento é uma iniciativa da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), o HCFAMEMA e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília e contou com novidades, como a Pedalada Inclusiva, a Corrida Kids Inclusiva e a Corrida PcD – Pessoa com Deficiência.

Em todas as modalidades mais de 600 participantes agitaram a Avenida das Esmeraldas, envolvendo equipes, atletas e famílias.

A Corrida Inclusiva teve percursos de 5km e 10km, a Caminhada Inclusiva de 3km, a Pedalada Inclusiva percurso de 10km e a Corrida Kids Inclusiva percursos entre 50 a 300 metros, dependendo da idade das crianças.

O evento lembrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, encerrou a programação do Novembro Azul da Famema e possibilitou a inclusão da população nas atividades sociais e comunitárias através da iniciativa do NUAC – Núcleo de Apoio à Comunidade da Famema e HCFAMEMA, que este ano ampliou para outras entidades que trabalham com a causa das mulheres, dos negros e das crianças.

Participaram das provas o diretor-geral da Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz, competindo na corrida de 5km (terceiro colocado por categoria/idade) e o diretor Administrativo, Luís Carlos de Paula e Silva na corrida de 10km (primeiro colocado na sua categoria/idade).

No momento das premiações, o vice-diretor geral da Famema, José Augusto Sgarbi e a superintendente do HCFAMEMA, Paloma Aparecida Libanio Nunes, agradeceram participantes e parceiros do evento.

A classificação geral da 2ª Corrida Inclusiva pode ser conferida pelo site www.incentivoesporte.com.br.

O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Marília, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da Secretaria Municipal da Saúde, do Fundo Social de Solidariedade e da Emdurb. E as entidades parceiras foram: Amigos do COM, Anjos Guerreiros, APAE, AMEI, Down entre Amigos, Coletivo Arco Iris, Maternidade Gota de Leite, AOMAR – Associação dos Ostomizados de Marília e Região, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, NUDHUC – Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania, AADEF – Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência, MALELI e Grupo Empreender