A dexametasona, corticóide barato e disponível no mercado, pode ajudar a salvar pacientes de Covid-19 hospitalizados em estado grave. De acordo com cientistas da Universidade de Oxford, em resultados apresentados hoje (16), houve redução de um terço das mortes em pacientes que precisavam de tratamento com oxigênio e foram medicados com a droga.
Veja também:
- Novo coronavírus tem mutação que pode aumentar a capacidade de infecção
- Para ajudar na criação de vacina, pessoas se oferecem para infecção com Covid-19
- Remédio usado para tratar câncer acelera a recuperação de casos da Covid-19
De acordo com especialistas do Reino Unido, o tratamento com corticóides em doses baixas é um grande avanço na luta contra a pandemia.
Os pesquisadores estimam que, se o medicamento estiver disponível no Reino Unido desde o início da pandemia, até 5.000 vidas foram salvas. Por ser barato, também pode ser um grande benefício em países pobres que contabiliza um grande número de pacientes com Covid-19.
O medicamento já é utilizado para reduzir a inflamação em várias outras condições. Além disso, pode ajudar nos danos que podem ocorrer quando o sistema inumológico entra em ação de forma exagerada – a chamada tempestade de citocinas. O corticóide também ajuda na prevenção e combate a embolias, um dos efeitos causados pelo Covid-19.
Nos testes, realizados por uma equipe da Universidade de Oxford, cerca de 2.000 pacientes hospitalizados receberam dexametasona e foram comparados com quase 4.000 que não receberam o medicamento.
Em doentes que respiravam por ventilação mecânica, a droga reduziu o risco de morte de 40% para 28%. Para pacientes que com apenas oxigênio, o risco de morte diminuiu de 25% para 20%.
“Este é o único medicamento até o momento em que reduza a mortalidade de forma significativa. É um grande avanço”, disse o chefe do estudo, Peter Horby, à BBC.
O pesquisador Martin Landray, que coordena uma pesquisa, disse que descobertas sugeridas para cada oito pacientes que precisam de ventiladores, podem salvar uma vida. Nos pacientes com oxigênio, é possível salvar uma vida a cada 20 a 25 pacientes com o medicamento.
“Existe um benefício claro. O tratamento é de até 10 dias de exame e custa cerca de 5 libras (cerca de R $ 35) por paciente. Portanto, custa 35 libras (para salvar uma vida. Este é um medicamento disponível globalmente”.
Embora tenha mostrado resultados animadores, Landray alertou que as pessoas não devem sair de casa para comprar uma dexametasona nas farmácias, já que o estudo não indica que o corticóide se ajusta como pessoas com sintomas mais leves do Covid-19.
O Ministério da Saúde do Reino Unido confirmou que vai inclui-lo no tratamento da covid-19 – a OMS (Organização Mundial da Saúde) ainda não se pronunciou