Na última terça-feira (09), o Brasil registrou um total de 1.954 mortes em decorrência do novo coronavírus . Já os EUA, tiveram 1.947 óbitos de Covid-19. Esse é o quinto dia consecutivo, somente no mês de março, em que há mais vítimas brasileiras que norte-americanas em 24h.
Brasil e EUA lideram o número de casos e de mortes no mundo desde o início da pandemia , mas hoje vivem momentos oposts. Enquanto os americanos vivem um período de vacinação em massa, com uma média de mais de 2 milhões de vacinados por dia e cerca de 16% da população já imunizada, os brasileiros batem recordes atrás de recordes em óbitos diários e contam com apenas 4% do país vacinado.
Por enquanto, os dois meses mais ” mortais ” no enfrentamento a Covid-19 em solo tupiniquim foram: Julho de 2020 – com 32.912 vidas perdidas – e fevereiro de 2021 – 30.484 mortes totais – sendo que as perspectivas para o mês de março não são animadores.
Em entrevista ao programa Bem Estar , a pneumologista da Fundação Oswaldo Cruz, Margareth Dalcomo, declarou que nos encaminhamos para o “o março mais triste de nossas vidas”.