Os terceiros molares, dentes do siso ou dentes do juízo, geralmente erupcionam entre os 17 e 25 anos e, caso isso não ocorra devemos investigar as causas.
Numa radiografia panorâmica digital simples podemos verificar se eles estão presentes ou não. Se estão presentes e não erupcionaram, podem estar retidos, impactados ou inclusos.
Quando ele fica totalmente incluso dentro do osso, pode estar causando reabsorção no dente vizinho, dor e até lesões císticas.
Já os terceiros molares erupcionados parcialmente podem originar gengivites, irritação local, abscesso, dor, edema, e até cárie, pois a higienização se torna difícil nessa região.
A remoção cirúrgica é indicada dos dentes do siso quando ele está mal posicionado, quando não há espaço na arcada, quando há relatos de dor, quando há cárie, pericoronarite (inflamação na gengiva que recobre o dente) e quando há indicação ortodôntica.
Para que a cirurgia de remoção dos terceiros molares tenha um bom pós-operatório e sem um grande desconforto para o paciente existem medicamentos adequados e instruções de alimentação e higiene que são prescritas pelo cirurgião dentista, podemos também fazer uso de laser terapêutico para diminuir sintomatologia pós-operatória e acelerar a cicatrização.