Próteses fixas: As próteses fixas são aparelhos que têm por finalidade restaurar a anatomia, função e estética dos dentes perdidos ou danificados, e sua característica principal é de serem cimentadas à boca, só podendo ser removidas pelo Cirurgião Dentista. Esta técnica tem como ponto negativo necessidade de desgaste de dente hígidos(normais) para preparo dos pilares de suporte deste tipo de prótese.
Próteses removíveis As PPRs são indicadas, de modo geral, para casos de perda de grande número de dentes, principalmente em casos onde não há possibilidade de colocação de implantes. Este aparelho se fixa na boca através de grampos metálicos apoiados em dentes naturais (dentes pilares). Esta técnica de prótese dental tem como ponto negativo sobrecarga destes dentes pilares.
Prótese sobre implantes: Com o advento dos implantes dentários, novos tipos de próteses sugiram dando mais opções aos Cirurgiões Dentistas na reabilitação de pacientes que tiveram perdas de um ou mais elementos dentais.
Próteses totais:Também conhecidas como dentaduras, são dispositivos protéticos que tem a função de repor todos os dentes perdidos de um ou dos dois arcos dentais do paciente. Pontos negativos: perda de força mastigatória, mobilidade, perda óssea. Ainda usada em pacientes que, por algum motivo, não podem passar por uma cirurgia de implantes dentários.
O uso, indicação e diferentes tipos de próteses dentais podem causar algumas dúvidas. Mas, com certeza, as que mais se aproximam dos dentes naturais são as próteses sobre implante que podem substituir individualmente na sua forma e função os dentes perdidos.