Saúde

Dez dicas para iniciar programa de perda de peso

Dez dicas para iniciar programa de perda de peso

Você sabe que para emagrecer com saúde é importante que o processo seja gradual, através de uma reeducação alimentar e adoção de hábitos alimentares saudáveis. E é grande o número de pessoas que só pensam nisso dias antes das festas de fim de ano e do verão, e aí desejam, mais do que depressa, eliminar os quilinhos a mais e estar em forma o quanto antes.

Mas como em cima da hora raramente funciona como você gostaria, reunimos aqui dez dicas para começar agora e chegar ao final do ano com quilos a menos e autoestima a mais. Confira

1.ATIVIDADE FÍSICA

Comece a praticar exercícios já! Ter uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos é a combinação ideal para quem deseja eliminar peso. Por isso, não deixe de praticar todos os dias, pelo menos 30 minutos. Se você não tempo para academia, faça caminhada ou outro tipo de atividade. Não arranje desculpas! Faça algum exercício para gastar calorias.

2.ÁGUA

Beba de 2 a 3 litros de água diariamente. Se você não tem esse hábito, adquira. Comece com 1 litro por dia e vá aumentando aos poucos, deixe sempre uma garrafinha de água perto de você, assim não corre o risco de esquecer. Não substitua a água por outro líquido.

3. NÃO PULE REFEIÇÕES

Faça de cinco a seis refeições por dia. Não fique mais de três horas sem comer. Ficar horas sem comer faz com que você abuse na próxima refeição, além disso ter uma alimentação fracionada, faz com que o seu organismo metabolize melhor os nutrientes.

4. PRATICIDADE

Nas refeições intermediárias consuma alimentos práticos como barras de cereais, frutas, suco de fruta, iogurte, bebida à base de soja, etc. Já nas refeições principais, consuma um alimento de cada grupo alimentar.

5. MOLHOS LEVES

Troque os molhos gordurosos por molhos light, tanto para acompanhar massas quanto para temperar saladas. Utilize com maior freqüência ervas aromáticas, azeite, vinagre e pouco sal, pois são saudáveis, deixam um gostinho delicioso e não possuem calorias.

6. VERDURAS

Aumente o consumo de verduras, legumes e frutas, mas não consuma somente estes grupos de alimentos. Não esqueça dos cereais, leguminosas, carnes, leite e derivados.

7. EVITE RISCOS

Evite alimentos e bebidas que podem prejudicar o seu objetivo: frituras (batata frita, salgadinhos, preparações à milanesa, pastel, etc.), alimentos gordurosos (carne com gordura, frango com pele, bacon, alguns embutidos, etc.), doces muito elaborados, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

8. FRITURA NÃO

Consuma preparações assadas, grelhadas ou cozidas, opte por pratos simples, pois quanto menos ingredientes, menos calorias ele vai ter.

9. CONTROLE A QUANTIDADE

Quantidade, este é o segredo, talvez esta seja a dica mais importante. Diminua a quantidade dos alimentos consumidos. Veja bem, não é para passar fome, é para comer uma quantidade suficiente para matar sua fome. Moderação sempre!


10. FRUTAS

Substitua o doce diário por uma fruta, deixe para comer um docinho pequeno somente no final de semana. Por falar em final de semana, não esqueça de fazer tudo certinho nestes dias também.

É muito importante mudar o pensamento e a cada dia ter hábitos alimentares mais saudáveis e praticar exercícios regularmente, visando um corpo bonito e saudável por todo o ano.

Ana Carolina Casagrande Panes, nutricionista, CRN 10.131