Saúde

Dia de luta contra queimaduras terá programa de prevenção em Marília

Dia de luta contra queimaduras terá programa de prevenção em Marília

A UTQ (Unidade de Terapia de Queimados) da Santa Casa de Misericórdia de Marília promove nesta terça-feira (6), Dia de Luta contra Queimaduras, um programa de conscientização e prevenção que envolve cuidados com acidentes domésticos, acidentes de trabalho e outras situações de risco.

Crianças e adolescentes são as principais vítimas de problemas que na maioria do casos envolvem longos períodos de internação, com pelo menos 30 dias de tratamento. Um dos casos mais graves envolve jovem internado há quase um ano.

Os pacientes da unidade, que oferece atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde) vão participar de atividades com café da manha especial. A Santa Casa vai distribuir também histórias de quadrinhos da Turma da Mônica com informações sobre prevenção.

“Os casos que atendemos em nossa unidade são diversos. Temos acidentes domésticos, acidentes de trabalho, queimaduras provocadas por álcool e outras causadas por água, leite e gordura quentes”, comentou a enfermeira responsável pelo setor, Regina Pinto da Silva.

A UTQ da Santa Casa de Marília está estruturada para receber pacientes com queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus. 

A Santa Casa oferece ainda uma Oficina Terapêutica que transforma o período ocioso de internação em atividades. Os pacientes produzem pulseiras, toucas, tapetes e filtros dos sonhos.

Aulas de crochê ajudam a conter a ansiedade dos pacientes. Os próprios funcionários compram os produtos e com este dinheiro é adquirida lã para aumentar a produção.

A UTQ da Santa Casa conta com os médicos Hugo Carrasco e Marcelo Santili como responsáveis pelos atendimentos adulto e infantil, respectivamente. A equipe tem sete profissionais de enfermagem, entre enfermeiras, auxiliares e técnicos.

A unidade oferece ainda suporte com trabalho integrado a diversos setores do hospital como: Fisioterapia Motora, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Comissão de Cuidados com a Pele, Psicologia, Psiquiatria, Nutrição, Pedagogia e Serviço Social.

Voluntários também atuam na UTQ da Santa Casa, como são os casos dos Contadores de História e dos Plantonistas Por Amor.