Saúde

Disk-Covid atualiza familiares sobre saúde de detentos infectados

Disk-Covid atualiza familiares sobre saúde de detentos infectados


source
Contato poderá ser feito via WhatsApp ou ligação
Reprodução
Contato poderá ser feito via WhatsApp ou ligação

Uma iniciativa da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) pretende implementar o ” Disk-Covid ” em complexos prisionais do Mato Grosso do Sul. O objetivo do projeto é manter os familiares dos detentos atualizados sobre o estado de saúde dos mesmos, visto que a pandemia do novo coronavírus (Sars-coV-2) tem avançado a longos passos entre os presidiários. Só no MS, são 338 casos ativos de Covid-19 , dentre os quais são 70 servidores e 268 internos.

O Disk-Covid  é um projeto piloto, por enquanto, implantado apenas nos quatro maiores presídios de regime fechado de Mato Grosso do Sul . Cada um dos complexos recebeu um número para contato, cujo atendimento ocorre por ligação ou WhatsApp, entre às 07h30 e 16h30, de segunda a sexta-feira.

Facilitador, o canal é exclusivo para informações referentes à Covid-19 entre a massa carcerária daquela unidade e demais assuntos não podem ser tratados.

Confira os números: 

  • Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho” (Máxima de Campo Grande): (67) 99265-1751.
  • Instituto Penal de Campo Grande: (67) 99135-6546.
  • Penitenciária Masculina de Regime Fechado da Gameleira: (67) 99134-6200
  • Penitenciária Estadual de Dourados: (67) 99191-3844.

Em nível nacional o cenário também é preocupante. O número de infectados por coronavírus em unidades do sistema prisional brasileiro registrou um aumento de 82,3% nos últimos 30 dias, chegando a 19.683 casos, conforme dados do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). 

Fonte: IG SAÚDE