Saúde

Estoque de sangue preocupa no início de 2016

Estoque de sangue preocupa no início de 2016

O Hemocentro está em alerta pelos baixos estoques de sangue neste início de ano. Os tipos AB negativo e B negativo são os que mais preocupam a equipe de captação de doadores de sangue.

O objetivo da equipe é manter a estabilidade dos estoques sanguíneos. Com os feriados da virada de ano, férias e o carnaval que se aproxima,  os estoques de sangue caíram cerca de 20% no período. A assistente social do Hemocentro, Lucimara Custódio Faustino, explica que a época contribui para a queda nas doações, principalmente pelos feriados e férias.

“Começamos o ano com apelo para mobilizar a população para que possa colaborar doando sangue. A situação dos estoques continua preocupante. Os baixos estoques sanguíneos podem levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos que necessitem de bolsas de sangue”.

No período das férias de janeiro as doações costumam ser mais baixas, já que muitas pessoas viajam e deixam de colaborar. “Nesta época do ano muitas pessoas aproveitam para passear. Outras não se lembram de doar devido a outros compromissos, além disso, o risco de acidentes nas estradas é maior e a necessidade de sangue também aumenta”, lembra a assistente social.

O quadro mais preocupante no estoque de sangue do Hemocentro é do tipo AB negativo que conta com apenas duas bolsas. Entre os tipos com estoques insuficientes também estão o B negativo e AB positivo.

Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de nenhum tipo de medicamento, ter dormido bem na noite anterior e evitar o consumo de bebida alcoólica.

O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone 3402-1850.