Saúde

Famema integra atendimento especial em 20 cidades de Santa Catarina

Famema integra atendimento especial em 20 cidades de Santa Catarina

A Famema participou entre os dias 1 e 12 de março da Operação Alto Vale do Núcleo Extensionista Rondon e integrou equipes  de 262 acadêmicos, professores e representantes de sete instituições em atendimento em 20 municípios.

A Operação Alto Vale realizou atividades em oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

A Famema participou do Núcleo Extensionista Rondon pela primeira vez. A equipe contou com duas docentes, as professoras Elisabete Takeda, de Enfermagem Clínica,  e a Maria Cecília Cordeiro Dellatorre da disciplina de Saúde Coletiva.

Também participaram oito residentes da RIMS – Residência Integrada Multiprofissional em Saúde: Tatiane Targino Gomes Draghi, Tais Monte Verde, Aline Alessandra Irano, Lívia Faria Orso, Ana Paula da Silva, Thaís Colombo Costa e Silva, Adriano Rodrigues Biajone e Lucas Eduardo Guimarães.

Desenvolvida pela Diretoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) com sede no município de Ibirama-SC, a operação ocorre desde 2010 e acumula  5,6 mil atividades, 1,9 mil extensionistas e quase 165 mil pessoas atendidas em 82 municípios de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina.

A última operação beneficiou mais de 24 mil pessoas de seis cidades do Norte Catarinense em julho de 2015.

“Foi a nossa primeira participação e já recebemos o convite para participar da próxima operação em julho. A experiência e o aprendizado nas atividades que desenvolvemos foram extraordinários”, destacou aElizabete Takeda.

O Núcleo Extensionista Rondon da Udesc tem programada a 12ª operação para o período de 1º a 16 de julho. A Famema ainda deverá participar do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, de 15 a 31 de agosto no Espírito Santo.