Saúde

Governo de SP confirma dados sobre estudo em Serrana; veja os números

Governo de SP confirma dados sobre estudo em Serrana; veja os números


source

O governo de São Paulo confirmou, nesta segunda-feira (31), os dados referentes ao estudo feito na cidade de Serrana, no interior do estado, que imunizou toda a população da cidade para testar como a pandemia se comportaria no local. O estudo, que foi conduzido pelo Instituto Butantan, constatou que a pandemia de Covid-19 pode ser controlada se 75% da população for imunizada.

Veja os detalhes:

A cidade de Serrana tem cerca de 45 mil habitantes e foi escolhida para a iniciativa porque tinha um alto índice de contágio antes do início do estudo. A cidade foi dividida em 25 áreas que formaram quatro grupos. Ao todo, 28.380 pessoas (97,9%) adultas da cidade, foram imunizadas com a CoronaVac.

Os grupos foram vacinados, um por vez, com uma semana de diferença. Durante esse período, todos os vacinados eram monitorados e testados frequentemente para determinar os níveis de anticorpos ou possíveis reações.

“Medir de forma controlada o efeito da vacinação não havia sido feito em nenhum lugar do mundo”, destacou Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, que completou: “Serrana se transformou em um laboratório clínico”.

Segundo a gestão estadual, 54.882 doses de vacinas foram administradas na cidade. O número de casos sintomáticos de Covid-19 teve uma redução de 80%. E a quantidade de hospitalizações teve uma queda de cerca de 86%. Já o número de óbitos diminui em 95% após a imunização em massa feita na cidade.

Segundo a equipe que coordenou o estudo, foram registrados 67 eventos adversos graves, mas eles não eram relacionados à imunização. Na primeira dose, houve 4,4% de relatos de reações adversas e apenas 0,02% foram consideradas mais graves. Já na segunda dose, o número de relatos de reações adversas caiu pata 0,2% e nenhum foi considerado mais grave.

Fonte: IG SAÚDE