O HBU (Hospital Beneficente Unimar) abriu inscrições para interessados em participar do Programa de Residência Médica 2025. É credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica e o prazo vai até 2 de dezembro, às 18h.
O programa disponibiliza 20 vagas distribuídas entre 10 especialidades de acesso direto e 6 vagas em 3 especialidades com exigência de pré-requisitos.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial: www.abhu.com.br.
Segundo a superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, o programa busca atrair profissionais comprometidos com a formação de excelência e que desejam contribuir para a qualidade da assistência à saúde.
“O Hospital Beneficente Unimar mantém seu papel de referência em ensino e assistência, oferecendo um ambiente de aprendizado inovador, com estrutura completa e o acompanhamento de profissionais qualificados. Estamos entusiasmados em receber médicos residentes que contribuirão para a qualidade dos serviços prestados à comunidade”, destaca.
O programa oferece duas vagas para cada uma das dez especialidades com acesso direto, são elas:
- Anestesiologia
- Clínica Médica
- Cirurgia Geral
- Ginecologia e Obstetrícia
- Medicina de Família e Comunidade
- Ortopedia e Traumatologia
- Pediatria
- Medicina Intensiva
- Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Além disso, oferece seis vagas para 3 especialidades que exigem pré-requisitos, ou seja, destinadas a médicos que já tenham cumprido dois anos em programas credenciados pela CNRM. São elas: Cardiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Neonatologia.
A duração dos programas varia entre dois e três anos, dependendo da especialidade escolhida, e os residentes terão direito a bolsas de acordo com a legislação vigente. Assim, parte é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e a outra parte custeada pelo HBU, com desconto de 20% referente ao INSS.
O processo seletivo será realizado em duas fases, prova escrita e entrevista. A prova geral será no dia 10 de dezembro.
A avaliação destinada às especialidades com acesso direto contará com 100 questões de múltipla escolha. Elas serão distribuídas igualmente entre as áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina de Família e Comunidade, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.
Para os candidatos às especialidades com pré-requisitos, será aplicada uma prova específica, com 40 questões focadas nas áreas relacionadas, como Clínica Médica para Cardiologia, Cirurgia Geral para Cirurgia do Aparelho Digestivo e Pediatria para Neonatologia.
O gabarito será divulgado em 11 de dezembro e o resultado da primeira fase estará disponível no site oficial do HBU no dia 16 de dezembro.
A segunda fase do processo seletivo será composta pela análise de currículo e entrevista, que acontecerão nos dias 19 e 20 de dezembro.
Durante a análise, serão considerados aspectos como a média final do histórico escolar, participação em monitorias, iniciação científica, ligas acadêmicas e projetos de extensão.
A nota final do processo será composta pela soma ponderada das notas das duas fases, com peso 9 para a prova escrita e peso 1 para a análise de currículo e entrevista.
O resultado final será homologado e divulgado no site do HBU no dia 15 de janeiro.
Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site www.abhu.com.br, preencher o formulário digital e realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 600,00.
Os candidatos devem atender aos requisitos, como ter concluído ou estar em vias de concluir o curso de graduação em Medicina até a data da matrícula, ou apresentar diploma devidamente revalidado no Brasil.
Estrangeiros ou brasileiros formados no exterior precisam comprovar a regularidade da documentação exigida, como inscrição no Conselho Regional de Medicina e visto de permanência definitiva no país.
Participantes do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) poderão obter um acréscimo de 10% na nota final, desde que apresentem a devida comprovação.
Os médicos residentes selecionados terão direito a alojamento coletivo, mediante solicitação formal no início das atividades, e alimentação nos refeitórios do Hospital. A bolsa será concedida de acordo com a Portaria Interministerial nº 9/2013, sendo que os candidatos mais bem classificados em cada especialidade receberão as bolsas financiadas pelo MEC.
O HBU reforça que a inscrição implica na aceitação das condições descritas no edital, incluindo os prazos e requisitos para matrícula.
Candidatos que não cumprirem os prazos ou não apresentarem a documentação exigida serão desclassificados. Para mais informações, os interessados devem consultar o edital completo disponível no site www.abhu.com.br.