Saúde

Hemocentro faz alerta e marca coleta especial de sangue

Hemocentro faz alerta e marca coleta especial de sangue

Estoques muito baixos, liberação de 50% da demanda dos hospitais e riscos para cirurgias. Com esse quadro de crise no volume de sangue em Marília, o Hemocentro anunciou nesta segunda-feira adesão à campanha “Junho Vermelho”, criada pelo movimento nacional Eu Dou Sangue pelo Brasil para atrair doadores.

A assistente social do Hemocentro, Lucimara Custódio Faustino, demonstra preocupação com os atuais estoques de sangue.  “É muito importante que as pessoas tenham consciência da necessidade da doação. Para tanto estamos mobilizando o próprio Hemocentro que funcionará excepcionalmente no domingo dia 19 de junho”.

O objetivo é incentivar a população a doar sangue e tornar essa prática um hábito na vida das pessoas. Em Marília, a campanha visa dar estabilidade aos estoques sanguíneos no período do inverno e a chegada das férias, quando os níveis de sangue caem até 30%.

Em 2015, o Junho Vermelho conseguiu evitar essa queda no período dos meses de junho, julho e agosto. O movimento Eu Dou Sangue pelo Brasil, fundado em 2010, coordenado pela pedagoga e escritora Debi Aronis, não está ligado a nenhum banco de sangue ou instituição de saúde em especial, mas de conscientizar as pessoas.

Trata-se de um grupo organizado, não institucionalizado, com o propósito de difundir uma causa social de extrema importância para o bem estar da população.


Nível dos estoques de sangue em Marília

“Eu entendo que a doação de sangue é muito mais do que um ato capaz de salvar vidas, um ato que sintetiza a cultura de Paz. Sangue não tem cor, nem gênero, nem religião, nem partido político, nem time de futebol. Somente quem vive a dificuldade de conseguir sangue sabe a importância das doações. Depois de sentir na pele o que é isso, resolvi disseminar e promover a conscientização para que esse se torne um hábito na vida do brasileiro”, comenta Debi Aronis.

Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de nenhum tipo de medicamento, ter dormido bem na noite anterior e evitar o consumo de bebida alcoólica.

O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone 3402-1850.