HERPES é uma infecção viral e existem vários tipos, entretanto os mais comuns são HSV (herpes vírus simples) e HVZ (vírus da varicela zoster). A herpes labial é uma manifestação comum e que pode ter acompanhamento e cuidados tmabém em consultórios odontológicos.
São várias as formas de contágio, o vírus pode permanecer latente por longos períodos e o aparecimento das lesões pode ser recorrente e estar associado a fatores de risco como estresse, ansiedade, depressão, exposição solar em excesso, baixa imunidade, entre outros.
Existem métodos de diagnóstico para diferenciar estes vírus e podem ser utilizados para pacientes com recorrência frequente de lesões sobretudo para pacientes com sistema imunológico comprometido pelo uso de medicamentos ou por doenças como aids e câncer.
Os principais tipos de herpes são:
HERPES SIMPLES: pode gerar lesões labiais, genitais e/ou oculares. O vírus é geralmente transmitido na infância por meio de secreções orais, pelo contato direto com as lesões ou com objetos infectados. Os principais sintomas são lesões pequenas e avermelhadas, que coçam, ardem e podem ter formato de feridas ou bolhas. Existem medicamentos que podem acelerar a reparação da região e bloquear os sintomas;
A transmissão do herpes genital geralmente ocorre no início da vida sexual e se apresenta como lesões ulceradas (machucados) na região da vulva, do pênis, do ânus, das nádegas e/ou virilhas, que podem provocar dor e desconforto. Estas lesões aumentam o risco de contágio por outras doenças sexualmente transmissíveis, inclusive HIV;.
O herpes ocular é transmitido pelo contato direto com a saliva ou secreções de pessoas infectadas, podem parecer uma conjuntivite, geralmente afeta apenas um dos olhos, causa dor e extrema sensibilidade à luz.
HERPES-ZÓSTER: é o mesmo vírus da varicela (catapora). A catapora geralmente acomete crianças, mas também pode se manifestar na vida adulta. O HVZ pode permanecer latente (adormecido) em uma terminação nervosa por muitos anos após a primeira infecção. Quando se manifesta é um processo bastante incômodo pois gera coceira e dor intensa no local. Também conhecido como cobreiro pode acometer qualquer parte do corpo.
Prrevenindo herpes
Como o vírus pode ser transmitido por contato com lesões ativas devemos lavar as mãos antes e depois de cuidar das feridas, as bolhas e vesículas não devem ser rompidas e se houver secreção a região deve ser coberta para evitar a contaminação de outras pessoas. Toalhas e objetos pessoais devem ser de uso exclusivo dos indivíduos infectados. Existem também vacinas disponíveis para a varicela assim como contra o herpes-zóster.