Saúde

Hospitais de Marília lançam controle eletrônico de serviços em emergências

“Cartão” eletrônico contra serviços e histórico de atendimento – Divulgação
“Cartão” eletrônico contra serviços e histórico de atendimento – Divulgação

Um novo sistema eletrônico de controle de informações vai monitorar informações de pacientes e atividades das equipes de atendimento de Urgência e Emergência do Complexo Famema, responsável pelo HC, Hospital Materno Infantil e São Francisco.

O modelo leva para o hospital o conceito do Kanban, um sistema adotado no Japão para identificar as diferentes fases de processos de produção. Das empresas para a saúde, o modelo ganhou inovações. Nas fábricas japonesas, o Kanban surgiu com sistema de papéis adesivos usados para marcar cada fase do processo.

Nos hospitais de Marília, o sistema será todo eletrônico, batizado de “e-kanban” e vão informar classificação de risco (cor); estágio do atendimento; número do prontuário e nome do paciente; horário de abertura do atendimento; equipe prestadora; solicitação de exames laboratoriais  e solicitação de exames de imagem.

Quando são solicitados exames laboratoriais, um tubo de ensaio branco aparece no cartão do paciente. A imagem fica verde quando o resultado é liberado.

Da mesma forma, quando solicitado um exame de imagem (ressonância, tomografia ou ultrassom) uma radiografia branca é exibida e fica verde quando o “laudo preliminar” é digitado e liberado, o que torna o processo de atendimento mais ágil e eficaz.

Os laudos podem ser consultados imediatamente no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e as imagens visualizadas no software ClearCanvas.

Os profissionais da saúde poderão registrar histórico do atendimento (história e evoluções), solicitar exames, prescrever medicamentos, emitir atestados e imprimir receituário. Caso solicite uma internação, o sistema carrega a história do pronto socorro para a internação.

O e-Kanban também oferece uma variedade de informações para gestão dos hospitais, como o  número de atendimentos por horário, atendimentos por área de serviços (saúde mental, clínica médica, cirúrgica e ortopedia), atendimentos por origem, entre outros dados.

Para os pacientes internados sob observação, o sistema permite acompanhar o tempo de permanência. O fluxo de atendimento no e-Kanban pode ser acompanhado por meio de qualquer um dos diversos terminais espalhados pela unidade de Urgência e Emergência ou pelo monitor de TV instalado no posto de enfermagem (HCI).

Foram instalados 39 computadores e 20 impressoras nos prontos socorros do HCI, HCII e Ambulatório de Oftalmologia. O sistema está em funcionamento no Hospital Materno Infantil (HCII) desde 29 de fevereiro e no Hospital das Clínicas de Marília (HCI) a partir de 21 de março.

Foram realizadas 14 mil triagens e classificações, 20 mil pedidos de exames e 13 mil prescrições médicas dentro do sistema.

O e-Kanban permite organizar e agilizar o fluxo de atendimento das unidades de Urgência e Emergência, fornecendo indicadores em tempo real que possibilitem aos gestores tomar as decisões corretas na hora certa.