Saúde

Hospital da Unimar incentiva aleitamento em UTI neonatal

Hospital da Unimar incentiva aleitamento em UTI neonatal

O HBU (Hospital Beneficente Unimar) comemorou o Dia Internacional da Amamentação nesta terça-feira com divulgação de um projeto que busca melhor qualidade de atendimento aos recém-nascidos na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal.

As mães são incentivadas a fazer a “ordenha a beira leito”, que consiste em tirar o próprio leite e dar diretamente para seus bebês. A coordenadora da UTI Neonatal, Daniele Carvalho Garbelini, destacou que essa prática vem sendo adotada há cerca de dois meses, com grande sucesso.

“Decidimos adotar esse sistema por entender que ele é extremamente importante aos bebês. Como era esperado o resultado tem sido muito bom, uma vez que permite melhor recuperação dos bebês prematuros”, destacou.

Conforme a médica, o leite doado pelas próprias mães tem características próprias para fortalecer as crianças prematuras. “Estudos comprovam que o leite é especial e traz em sua composição toda uma carga imunológica que fortalece o bebê. A prova é que, com essa prática, nosso registro de infecções é quase zero”, ressaltou.

As mães e a equipe multidisciplinar formada por fonoaudióloga, psicóloga, enfermeiras, equipe médica e serviço social participaram de um encontro, onde foi relatada a importância da iniciativa do HBU.

Para Enislaine de Oliveira Gomes, mãe de Miguel que nasceu prematuro, o ato de doar o próprio leite tem sido extremamente importante e gratificante.

“No começo eu não tinha leite, já que ele nasceu de seis meses. Mas eu fiquei determinada a produzir o leite e agora consigo atender a necessidade dele. É o momento mais feliz e mais importante que passo com ele”, relatou a mãe, que mora em Pompeia.

O mesmo sentimento foi relatado por Suelen de Brito Adriano Vesu, de Tupã, mãe de Danilo, que nasceu no sétimo mês de gestação.“É a melhor hora do dia, quando eu estou doando o meu leite para ele. É maravilhoso poder amamentar e eu estou fazendo tudo o que eu posso para garantir mais saúde para meu filho”, explicou.