Saúde

Hospital de Marília recebe selo de qualidade por atendimento humanizado

Hospital de Marília recebe selo de qualidade por atendimento humanizado

O Hospital Espírita de Marília recebeu o selo de prata por atendimento humanizado concedido pelo CEALAG (Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão) que avalia todos os hospitais da região em parceria com a CPFL Energia.

O estudo faz parte de um programa de Revitalização de Hospitais Filantrópicos, realizado pelo CEALAG e patrocinado pela CPFL Energia, desenvolvido desde 2005 com objetivo de elevar o desempenho administrativo e a qualidade dos serviços. A análise usa critérios de excelência sistematizados pela Fundação Nacional da Qualidade. 

Os gestores e consultores do CEALAG desenvolvem o planejamento estratégico anual, criam e revisam indicadores administrativos, financeiros, revisam procedimentos do corpo clínico e de enfermagem, além de dados ambientais e sociais. O programa já envolveu mais de 80 entidades do interior de São Paulo e capacitou aproximadamente 34 mil profissionais.  

Segundo o diretor-presidente do HEM, Vicente Armentano Jr, a equipe de consultores do CEALAG visitou a instituição, apresentando esse planejamento estratégico, ou seja, uma série de metas que deveriam ser cumpridas no prazo de dois anos. E logo no primeiro ano de avaliação o Hospital Espírita mostrou uma grande evolução, tanto que já recebeu o “selo prata”. 

“Isso vem comprovar mais uma vez o trabalho sério e humano que o HEM realiza em prol dos seus pacientes. E isso só é possível graças aos nossos colaboradores, voluntários e a mantenedora espírita”, enfatizou Vicente Armentano Jr.  Segundo Armentano, o selo de qualidade é equivalente ao programa “ISO” de qualidade, mas voltado aos hospitais filantrópicos.

Com 67 anos de fundação, o Hospital Espírita de Marília atende em sua grande maioria (cerca de 90%), pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), contando com uma equipe multidisciplinar que procura oferecer condições para que possam recomeçar a vida em sociedade, como cidadãos úteis e produtivos. 

Esse trabalho tem uma participação importante de voluntários. Hoje, são cerca de 40 pessoas que atuam diretamente em atividades durante o ano todo, como Grupo Amor Solidário, bazar “Cara Nova”, eventos como feijoada e bacalhoada, bem como a participação dos clubes do Rotary, Maçonaria e assistência espiritual. Esses voluntários contam com um apoio ainda maior em atividades especiais, como o “Natal dos Moradores”.