Saúde

Hospital Universitário faz 800 exames para problemas respiratórios em Marília

Hospital Universitário faz 800 exames para problemas respiratórios em Marília

O HBU (Hospital Beneficente Unimar) firmou uma parceria com o laboratório GSK (GlaxoSmithKlin) para realização de 800 exames de espirometria. Segundo o médico Carlos Eduardo Bueno, do HBU, os procedimentos estão sendo realizados no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) desde a última segunda feira.

O exame é recomendado para pacientes que têm problemas respiratórios e precisam avaliar como está a condição dos pulmões. Após o exame, é emitido um laudo que serve de referência para o médico que está fazendo o acompanhamento da pessoa. “Com base nesse laudo, o médico tem condições de prescrever medicações ou encaminhar o paciente para outros procedimentos, conforme cada caso”, relatou Bueno.


Bueno destacou ainda que a demanda reprimida em Marília é de cerca de 1,2 mil pacientes na fila de espera pelo exame. “Com esse atendimento, vamos conseguir reduzir drasticamente essa fila de espera, permitindo que os pacientes deem início ao tratamento”, explicou.

Bueno disse ainda que a parceria envolve a Secretaria Municipal da Saúde, que disponibilizou a lista de pacientes que estavam a espera dos exames. “Todo mundo é beneficiado com essa iniciativa, porque garante a redução da fila de espera para quase zero e proporciona uma solução para pessoas que estão há muito tempo esperando pelo exame”, esclareceu.

O atendimento no AME está sendo feito todos os dias, a partir das 8h da manhã até às 17h. O laboratório GSK disponibilizou os equipamentos, de última geração, além da equipe de técnicos, para que fosse possível prestar o atendimento dos pacientes.