O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou que mais 629 mil doses de vacinas da Pfizer, contra a Covid-19, chegam ao Brasil nesta quarta-feira (5). O quantitativo é a primeira remessa do total de 2,5 milhões de doses previstas para este mês de maio.
Rodrigo Cruz já havia informado também que o laboratório entregaria 2,5 milhões de unidades neste mês, divididas em quatro remessas de até 650 mil doses. Os imunizantes são parte dos 15 milhões de doses da Pfizer que o país receberá até o fim de junho. O quantitativo está inserido no contrato de 100 milhões de unidades. O restante das vacinas deve chegar apenas no segundo semestre deste ano.
Distribuição por enquanto apenas nas capitais
Nesta segunda-feira (3), começou a distribuição de quase 500 mil unidades de vacinas da Pfizer para capitais do Brasil. O quantitativo é parte de 1 milhão de unidades do imunizante que o país recebeu na última quinta-feira (29).
Segundo o Ministério da Saúde, a remessa deve ser aplicada em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com doenças permanentes.
A vacina da Pfizer já tem registro para uso definitivo aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pode ser aplicada em pessoas a partir dos 16 anos. A administração do imunizante deve ser realizada em duas doses, com 21 dias de intervalo.
As doses devem ficar guardadas em temperaturas entre -25°C e-15°C por até 14 dias. Ao chegar às salas de vacinação, serão armazenadas entre 2°C e 8°C e deverão ser aplicadas em até cinco dias.