O Banco de Leite Humano de Marília promove na próxima sexta-feira (30), a partir das 14h, a edição local da “Hora do Mamaço, um evento mundial de incentivo ao aleitamento materno. Mães vão levar filhos para amamentar na Praça “Saturnino de Brito”, em frente à Prefeitura Municipal. Profissionais de saúde distribuirão material informativo e haverá performance artística sobre o tema.
A Hora do Mamaço terá participação livre de todas as interessadas. Basta comparecer e amamentar. O ônibus da Saúde estará estacionado na praça Saturnino de Brito para apoio, com trocador. A performance artística, explica Sandra, ainda está sendo preparada e irá emocionar os presentes e quem passar pelo local.
Mais informações podem ser obtidas pelo www.horadomamaco.wordpress.com. O tema também é destaque no site www.waba.org.my. O Banco de Leite de Marília está instalado na rua 15 de Novembro, 50, com atendimento ao público das 7h30 às 13h30. O telefone é o 3413-8696.
A atividade encerra a programação da saúde municipal no “Agosto Dourado”, um movimento global apoiado por organizações internacionais, incluindo a Waba (World Alliance for Breastfeeding Action), para estimular ao redor do mundo a alimentação dos bebês com o leite materno.
A cor tema decora monumentos públicos, fachadas, serviços de saúde e remete ao líquido precioso que alimenta e imuniza as crianças. Em Marília, dezenas de USFs (Unidades Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) fizeram decoração para receber a população.
As equipes multiprofissionais intensificaram as orientações sobre amamentação nos grupos de gestantes e puérperas, visitas domiciliares e puericultura.
A supervisora do Banco de Leite Humano, enfermeira Sandra Domingues, lembra que ações como esta incentivam as mulheres à amamentação e também à doação ao serviço especializado, que atende dezenas de bebês internados em UTIs de hospitais de Marília.
“O colostro, leite produzido até o 7° dia após o nascimento, é rico em imunoglobulinas. Por isso, o consideramos uma verdadeira vacina, indispensável ao recém-nascido. Do 8° ao 15° dia, temos a chamada fase de transição e depois o leite maduro”, explicou Sandra.
O Ambulatório de Aleitamento atende ainda mulheres com dificuldades na amamentação, provocadas por engorgitamento mamário (popularmente conhecido como peito empedrado), fissuras no seio (rachaduras), mastite, abcesso mamário, entre outras causas.