Saúde

Massagens ganham espaço em saúde e mercado; especialista vê benefícios

Massagens ganham espaço em saúde e mercado; especialista vê benefícios

O reconhecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) para mais dez práticas de terapias alternativas incentivou a procura e o mercado de massoterapia e práticas autorizadas e especialistas apontam avanços com a medida.

Segundo Alessandra Leal Berlanga de Almeida, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Marília, a massagem exerce diversos efeitos positivos no corpo humano e é efifaz no suporte a tratamentos e procedimentos de recuperação, incluindo o alívio natural da dor e aceleração  dos processos de cicatrização.

 “Os óleos essenciais usados na aromaterapia, por exemplo, auxiliam no equilíbrio físico, energético e emocional. A técnica é tão eficaz que, atualmente, psicólogos utilizam os óleos durante a consulta para deixar os pacientes mais à vontade e seguros para conversar”, explica Alessandra.

O reconhecimento incentiva mercado em clínicas médicas de massoterapia e estética, hospitais, centros de saúde, clubes desportivos, saunas e spas, além de institutos de beleza e academias de ginástica. Além disso, o atendimento em casa (conhecido como homecare) é um dos segmentos em alta.

De acordo com Alessandra, a prática da massagem é tão importante que está sendo reconhecida para os tratamentos hospitalares e postos de saúde.

“A aromaterapia e a cromoterapia estão incluídas na grade curricular do curso Técnico em Massoterapia. Com a ampliação das técnicas pelo SUS, agora com 29 procedimentos, a medida proporciona novas oportunidades ao profissional massoterapeuta”, destaca a docente. A qualificação envolve foco no equilíbrio físico, emocional e energético do ser humano.