Saúde

Médico de Marília vai presidir Sociedade de Endocrinologia em SP

Endocrinologista e professor da Famema, José Augusto Sgarbi – Reprodução
Endocrinologista e professor da Famema, José Augusto Sgarbi – Reprodução

O endocrinologista e professor da Famema José Augusto Sgarbi vai presidir no próximo biênio a Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, uma entidade com mil associados. 

Doutor em Endocrinologia clínica pela UNIFESP, Sgarbi é o chefe da Disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Famema e até a eleição era o diretor do Departamento de Tireoide da SBEM. O médico atua também com uma clínica de especialidade na área em Marília.

Além de defesa da especialidade, a SBEM-SP oferece oportunidades de aprimoramento técnico e científico, consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado para estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em endocrinologia.

A instituição promove ainda orientação pública sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas e responde por quase 30% de todos os profissionais ligados à SBEM em todo o país.

“Desejamos resgatar o papel da SBEM-SP na promoção e incentivo à pesquisa, aprimorar e inovar os formatos para a atualização clínica constante dos associados e criar mecanismos para fortalecer e valorizar o papel do endocrinologista na sociedade e opinião pública”, disse Sgarbi em sua mensagem após eleição.

O médico de Marília faz parte da diretoria da SBEM-SP desde a gestão da Dra. Marise Lazaretti Castro, em 2008. Defende participação da instituição em sugestões de alternativas i que beneficiem o atendimento do paciente com endocrinopatias, principalmente, aquelas com maior relevância epidemiológica e de interesse à saúde pública como diabetes, obesidade e as tireopatias.

“Planejamos uma maior aproximação com as universidades e hospitais de referência na formação de endocrinologistas, propondo mecanismos criativos para despertar o interesse do estudante de Medicina com a Endocrinologia e propiciar maior aproximação do residente de Endocrinologia com a SBEM-SP.”