O câncer, apesar de ser uma doença muito grave, é uma doença de caráter preventivo. O câncer é uma doença de genes vulneráveis à mutação, especialmente durante o longo período da vida humana. Temos três fatores que podem influenciar no desenvolvimento da doença.
1) Estilo de vida (cigarros, bebidas e alimentação)
2) Fator genético
3) Fatores ambientais
A formação do câncer acontece lentamente, primeiro a célula sofre o ataque de agentes cancerígenos, provocam transformações nos genes, logo depois se transforma a célula em malígna e depois ocorre a multplicação descontrolada das células alteradas.
Mas os alimentos realmente podem contribuir nesta prevenção?
Sim! Hoje em dia vários estudos demonstram os benefícios dos alimentos nesta prevenção.
A fase inicial do câncer está associada com o dano do material genético da célula e muitas vezes isto ocorre por causa dos ataques de radicais livres. Por isso alguns alimentos que têm ação antioxidante ajudam na prevenção e são considerados hoje agentes potencialmente quimiopreventivos.
Dietas ricas com vegetais, folhas e frutas são ricas em bioflavnóides, fibras e antioxidante, como o beta-caroteno, vitamina A, C, E e selênio. Estes nutrientes podem prevenir ou retardar o aparecimento de alguns tipos de câncer. Isso ocorre por meio de vários mecanismos de proteção.
Ao contrário do que muita gente pensa, alguns estudos mostram que dietas (suplementação) com quantidades elevadas de vitaminas não previnem câncer. Portanto, a suplementação de vitaminas e minerais deve acontecer somente em casos específicos, quando não é possível atingir as necessidades pela alimentação.
O licopeno encontrado por exemplo, no tomate é um potente antioxidante. A ingestão deste composto melhora o funcionamento dos linfócitos (células de defesa do corpo).
Outros compostos exercem uma ação protetora contra o desenvolvimento do câncer, muitos encontram-se disponíveis nos alimentos, como as isoflavonas na soja, a luteína no espinafre, o resveratrol na uva.
Gorduras e açúcares em excesso representam alto risco para o desenvolvimento do câncer. Por isso uma dieta balanceada e equilibrada é de fundamental importância. A prevenção do câncer não está apenas no consumo de um alimento específico e sim na diversidade, variedade e qualidade dos alimentos principalmente os in natura.
Abaixo uma lista dos alimentos que podem ajudar na prevenção do câncer.
Captura de Tela 2014-10-29 às 16.02.28
O câncer é uma doença que envolve etapas e múltiplos fatores determinantes, sendo difícil afirmar um único método ou medida como preventiva.
Por isso uma alimentação saudável é uma das maiores contribuições que você pode fazer pela sua vida. Vale a pena se alimentar bem e tentar prevenir a doença!