Uma imagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) internado no hospital posando com uma fã vem chamando a atenção dos internautas. No Twitter, a foto viralizou, sobretudo, porque uma substância escura está presente na sonda no nariz do chefe de estado.
Imediatamente, muitos acreditaram que a substância escura que passa pela sonda seria fezes. Ao iG Saúde, o cirurgião geral e cirurgião bariátrico da Clínica Gastro ABC, André Augusto Pinto, explica que o conteúdo da sonda se trata de um líquido gástrico entérico.
“Faz parte de seu tratamento clínico a sonda nasogástrica, que é esse cano que aparece na foto. Ele é colocado pelo nariz e vai até o estômago e é usado para drenar/retirar o conteúdo gástrico e intestinal acumulado no trato digestivo devido a essa obstrução intestinal”, explica Augusto Pinto.
A obstrução, por sua vez, foi causada pelas aderências das cirurgias abdominais realizadas no presidente devido à facada que ele levou durante sua campanha eleitoral em 2018.
“Esse líquido gástrico entérico tem uma coloração verde escura e, quando houver melhora no quado clínico do presidente e seu trânsito intestinal estiver normal, esse líquido não ficará mais acumulado e a sonda será retirada. A partir deste momento, Bolsonaro vai começar a se alimentar aos poucos até que seu intestino volte a funcionar normalmente”, finaliza o médico.