Em Belo Horionte, a ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 bateu recorde e chegou a 89,4%. De acordo com dados da gestão municipal, esse é o maior índice desde agosto do ano passado. No balanço de ontem (10), as ocupações dos leitos de UTI e de enfermaria já estavam no quadro mais grave.
Com isso, todos os indicadores epidemiológicos da Covid-19 tiveram alta e estão em nível de alerta vermelho.
O boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura mostra que o fator RT chegou a 1,22, maior taxa de transmissão da série histórica desde 4 de agosto: a cada 100 infectados, novos 122 se tornam vítimas da pandemia, em média.
A ocupação de leitos de enfermaria destinados ao tratamento da Covid-19 também subiu e chegou a 75,6%. Na quarta-feira, a ocupação era de 71,6%.
Diante do agravamento da pandemia na cidade, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) deve anunciar novas medidas restritivas em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (12). De acordo com a prefeitura, 2.869 pessoas morreram na cidade por Covid-19 desde o início da pandemia. No total, 120.837 casos da doença foram confirmados, dos quais 5.848 permanecem em acompanhamento.