Saúde

Orientação sobre vacinação de gestantes causa confusão em SP

Orientação sobre vacinação de gestantes causa confusão em SP


source

Uma determinação publicada pelo Ministério da Saúde causou confusão entre mulheres grávidas , lactantes e que tiveram bebês recentemente em São Paulo. Uma portaria do Governo Federal orienta que gestantes com doenças preexistentes procurem postos de vacinação para a Covid-19 . A medida não é acatada pela Secretaria Estadual de Saúde.

O órgão do Governo do Estado de São Paulo informa que as gestantes só devem tomar a vacina contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) quando estiverem enquadradas nos grupos prioritários da imunização ou por recomendação médica .

O descompasso das informações entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde fez com que muitas gestantes fossem aos postos de saúde de São Paulo para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 . Sem recomendação médica, a vacina não pode ser aplicada.

O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, esclarece que mulheres portadoras de diabetes, hipertensão arterial crônica, obesidade, doença cardiovascular, asma brônquica, transplantadas, doenças renais crônicas e doenças autoimunes devem procurar médicos para que a vacinação seja liberada. 

Fonte: IG SAÚDE