Saúde

Pacientes do SUS terão camas elétricas na Santa Casa

Pacientes do SUS terão camas elétricas na Santa Casa

Um repasse federal de R$ 200 mil vai financiar a compra de camas elétricas para pacientes do SUS internados na Santa Casa de Marília. São 20 camas para atualizar mobiliária da ala A, setor destinado à rede pública com 43 leitos.

A verba federal vai financiar também a compra de uma serra cirúrgica de externo. Os recursos já foram liberados e o próximo passo será a elaboração e publicação do edital para cotação e compra dos equipamentos. O processo para aquisição é feito de forma conjunta pelo setores de engenharia clínica e captação de recursos do hospital.

A superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana, reitera que o investimento do Fundo Nacional de Saúde é carimbado, ou seja, está vinculado ao projeto cadastrado pelo hospital.

“As instituições beneficiadas com as emendas não podem fazer redirecionamento do recurso, por exemplo, adquirindo insumos, pagando energia elétrica ou funcionários. O Poder Público já estabelece que o objetivo dessa fonte é atualizar os equipamentos”, reiterou.

Em 2013, após a reforma completa da Ala D, o setor teve 30 camas substituídas por modelos elétricos. O leito é dotado de um sistema articulado e com controle remoto, para dar ao paciente a posição mais confortável ou necessária de acordo com a indicação médica.

As 20 unidades que serão adquiridas vão concluir a atualização da ala e também poderão atender outros setores de internação que recebem usuários do SUS.

Como instituição filantrópica, a Santa Casa é referenciada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em alta complexidade e média complexidade. Realiza cirurgias e procedimentos especializados nas áreas de cardiologia, ortopedia, oncologia, entre outras especialidades.

Em nefrologia, a Santa Casa presta atendimento diário na hemodiálise e diálise, além de transplantes renais. Conta com serviços referenciados no setor de hemodinâmica, atendendo, inclusive, as urgências e emergências cardiológicas pelo SUS mediante encaminhamento pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros.