Saúde

Palhaços de hospital incentivam doação de sangue neste sábado

Palhaços de hospital incentivam doação de sangue neste sábado

Doar sangue neste sábado vai ficar mais alegre e descontraído em Marília. Os Plantonistas Por Amor, grupo de palhaços de hospital com 13 voluntários em Marília, vai estar no Hemocentro para entretenimento, atração de doadores e divulgação da importância de doar sangue.

É o segundo ano consecutivo em que o grupo promove a atividade, uma complementação ao trabalho permanente de visitas hospitalares para amenizar tensão e dores das internações, especialmente para crianças.

A participação é uma forma de dar mais visibilidade às campanhas para doação de sangue, além de tornar o ambiente muito mais agradável para quem possa ter medo ou restrições à doação.

“O Hemocentro atende das 7h às 13h. O trabalho dos plantonistas começa por volta de 8h30 como doutores palhaços”, explica Marina Campos Leite, uma profissional da área de Direito que abraçou a causa dos palhaços como forma de contribuir para atendimento  a crianças hospitalizadas.

O grupo visita pacientes na Santa Casa de Marília uma vez por semana, atende crianças e adultos especialmente pediatria, UTQ e Oncologia. Também participa em eventos, como no McDia Feliz e em visitas a entidades de atendimento social. É todo voluntário, com programas de treinamento e muita dedicação.

Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de nenhum tipo de medicamento, ter dormido bem na noite anterior e evitar o consumo de bebida alcoólica.

O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone 3402-1850.