Saúde

Por falta de vacinas, São Paulo atrasa imunização de idosos com mais de 80 anos

Por falta de vacinas, São Paulo atrasa imunização de idosos com mais de 80 anos


source

O Governo de São Paulo anunciou que início da vacinação contra Covid-19 para idosos entre 80 e 84 está previsto para o dia 1º de março. De acordo com o antigo Plano Estadual de Imunização, porém, a data correspondia ao início da vacinação em idosos com mais de 75 anos. O atraso, justifica o governo, ocorre por falta de vacinas.

“Marcamos [as datas] de acordo com a quantidade de vacinas. Não tem vacina. Se conseguirmos, iremos adiantar, como temos feito, mas tudo depende da quantidade de vacina disponível”, disse o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, ao portal Uol. Na quinta-feira (12), o estado de São Paulo iniciou a vacinação em pessoas com mais de 90 anos.

A vacinação contra a Covid-19 foi iniciada nodia 17 de janeiro em São Paulo, após aprovação do imunizante Coronavac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desde então, o estado adequa o início da vacinação de cada grupo prioritário ao estoque de vacinas.

Além de São Paulo, outros estados sofrem a pressão da falta de vacinas no Brasil. Até agora, pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), foram distribuídas quase 12 milhões de doses aos estados, o que corresponde à imunização de menos de 3% da população brasileira.

Fonte: IG SAÚDE