Saúde

Prematuridade – Equipe divulga orientação; domingo tem caminhada

Prematuridade – Equipe divulga orientação; domingo tem caminhada

Equipe multidisciplinar da UTI Neonatal do Hospital Beneficente Unimar promoveu um café da manhã com mães de bebês recém-nascidos e internados na unidade.

A atividade faz parte da programação da Semana da Prematuridade 2016 que tem o objetivo de divulgar informações e orientações sobre dia a dia dos recém-nascidos, suas necessidades, além do acompanhamento multidisciplinar que deverá ser mantido.

As ações tiveram início na segunda-feira com entrega de panfletos e fitinhas lilás na entrada do HBU com orientações sobre a prematuridade pelos integrantes da Liga Acadêmica de Neonatologia e Cuidados Intensivos (LANCI).

Na quarta a mesma ação foi realizada em todo o Hospital e também no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e nos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, entre outros.

Segundo uma das organizadoras do Projeto, a Dra. Jordana Domingues a ideia surgiu a partir do dia internacional da conscientização sobre a prematuridade, comemorado em 17 de novembro. Durante a abertura haverá. “A entrada da UTI neonatal estará adornada com um laço lilás gigante e ainda uma surpresa para as famílias”, conta.

Nesta quinta, Dia Mundial da Prematuridade, a programação contou com a participação da Dra. Daniele Garbelini tirando dúvidas e explicando sobre as peculiaridades da prematuridade. “É uma situação muito complicada para a mãe, pai e toda a família não somente enquanto o bebê está no hospital, mas também após a alta”, explica.

A diretora do Hospital, Márcia Mesquita Serva Reis agradeceu o empenho da equipe multidisciplinar do HBU e se solidarizou às mães. “Nós só entendemos essa preocupação após nos tornarmos mães. Mas vocês podem ter certeza que os seus filhos estão sendo muito bem cuidados e logo estarão em casa”, finalizou.

As programações serão encerradas no domingo às 9h com a Caminhada em Prol da Prematuridade na Avenida das Esmeraldas. Na oportunidade, estarão as mães que já tiveram seus bebês internatos no HU e as crianças que hoje já não são mais bebês.