Saúde

Programa faz no dia 28 seleção de jovens para tratamento odontológico gratuito

VOluntário durante triagem de adolescente em programa – Divulgação
VOluntário durante triagem de adolescente em programa – Divulgação

O Dia Mundial do Sorriso vai ter pela terceira vez em Marília programa social que seleciona jovens para tratamento odontológico gratuito. Proposta beneficia adolescentes com idades entre 11 e 17 anos em famílias de baixa renda.

A atividade une o projeto Dentista do Bem e a marca Oral-B. A seleção será feita dia 28, dia mundial do sorriso, e ocorre simultaneamente em 300 munícipios do Brasil e outros dez países da América Latina e Portugal. Em Marília, a triagem será aberta à população no Espaço Cultural Ezequiel Bambini entre 9h e 16h.

Para participar o jovem deve ter estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública. “Escolhemos o Dia Mundial do Sorriso para mostrar que ainda existem milhões de brasileiros sem acesso a uma saúde bucal digna”, afirma Ana Carolina Massaro, voluntário da TdB, organização social que gerencia o Dentista do Bem.

O processo de triagem é simples e rápido: o dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.  Os jovens selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos. 

Dentista do Bem é o principal programa da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas. A seleção dos beneficiários é feita por um índice de prioridade, que beneficia os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. 

Os dentistas voluntários atendem os selecionados em seus próprios consultórios, até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo. O tratamento é totalmente gratuito e completo e inclui, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes.

Em 13 anos pelo menos 500 mil jovens passaram pelas triagens da TdB, e 50 mil foram encaminhadas para tratamento em todo o mundo.