Saúde

QUASE ROSA - HC adia 18 mamografia agendadas para esta sexta

QUASE ROSA - HC adia 18 mamografia agendadas para esta sexta

Um grupo de 18 mulheres, incluindo pacientes da região de Marília, chegarou até a porta do setor de radiologia do Hospital das Clínicas na manhã desta sexta-feira para fazer mamografias mas foi mandado para casa sem exame.

Em plena campanha de Outubro Rosa, que faz mundialmente prevenção do câncer de mama, o caso ganhou repercussão em redes sociais e críticas contra a falta de atendimento. Segundo o Complexo Famema, o problema aconteceu por falta de uma funcionária. Como o equipamento exige capacitação específica para uso, não foi possível substituir em cima da hora.

“Uma das funcionárias do setor (técnica em radiologia) ficou doente e utilizou o benefício da licença médica”, informou o complexo em nota enviada ao Giro Marília. Segundo o complexo Famema, a equipe do Serviço de Imagem fará contato com as pacientes que não foram atendidas e reagendarão novas datas para os próximos dias, sem data definida.

O HC é referência parta atendimento do SUS em 62 cidades, o que tradicionalmente provoca extensa relação de pacientes com espera para realização dos exames, não só para mamografia mas setor de imagens de forma geral.

A dificuldade em exames de algumas áreas acabou complicada neste ano depois que um contrato para serviço terceirizado foi rompido por falta de pagamento para a empresa. Em processo de transformação para passar a atender como uma autarquia da Secretaria Estadual da Saúde, o HC projeta maior volume de repasses e melhoria geral de estrutura e condições de atendimento.